quinta-feira, 1 de março de 2012

Perdões recebeu o grupo folclórico OKTOBERTANZ em comemorção ao seu centenário...




HISTÓRICO DO OKTOBERTANZ


             Com o intuito de preservar as tradições, usos e costumes trazidos por imigrantes germânicos, como a dança, a música, os trajes folclóricos, os jogos, o teatro e a gastronomia, surgiu em agosto de 1986, o GRUPO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS  ALEMÃS OKTOBERTANZ, com a  missão de divulgar nossa Oktoberfest e ser referencial da cultura germânica em Santa Cruz do Sul, RIO GRANDE DO SUL.

              O tempo passou, e o grupo OKTOBERTANZ foi sendo requisitado para inúmeros eventos, dentro e fora do Estado.

               Para organizar e criar uma estrutura que pudesse servir de base à manutenção das atividades dos dançarinos, foi criada em novembro de 1997, a SOCIEDADE CULTURAL E FOLCLÓRICA OKTOBERTANZ, tendo como sede a BIERHAUS( CASA GERMÂNICA), junto ao Parque da Oktoberfest.

               A estrutura do Grupo OKTOBERTANZ foi crescendo e tomando rumos que jamais poderíamos imaginar. Criamos uma equipe de gastronomia, especializada em comida típica Alemã, que organiza almoços e jantares com o objetivo de angariar fundos para manter em atividade nossas categorias de dança.

Com um trabalho de cunho social, o grupo mantém 05 categorias de dança, divididos em infantil ( 03 a 12 anos ), infanto – juvenil ( 12 a 14 anos), semi-oficial, oficial (14 a 25 anos) e casados . É uma maneira de tirarmos os jovens das ruas e incluirmos na sociedade com os princípios do respeito e honestidade. Somos uma grande família. A família Oktobertanz.

O Oktobertanz é formado por estudantes, operários, agricultores, donas de casa, industriários, empresários, enfim diversas classes sociais, em prol a preservação do folclore germânico.

Em 2006, o nome OKTOBERTANZ, realmente começou a ser divulgado com mais ênfase em nossa cidade e pelo Estado a fora, pois uma de suas integrantes foi eleita RAINHA DA OKTOBERFEST. Flávia Inês Fröhlich, não mediu esforços, e com orgulho dizia que era dançarina do Grupo Folclórico Alemão Oktobertanz.

OKTOBERTANZ , é um grupo de danças que tem na sua essência a dança germânica.  Mas apresentamos danças de diversas etnias e ritmos, seja do folclore regional (dança gaúcha) até o folclore internacional.

Hoje, OKTOBERTANZ é uma marca registrada, fruto de um trabalho árduo, realizado com muito amor a cultura e ao folclore alemão.

Venham conhecer um pouco do nosso trabalho.

Abraços.                                                                    GRUPO OKTOBERTANZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário